Call for Contributions: Semiótica contemporânea: pesquisa em cinco idiomas / Semiótica da Comunicação: novas perspectivas sobre mídias e linguagens

Semiótica contemporânea: pesquisa em cinco idiomas
Projeto de série editorial


O principal objetivo deste projeto editorial é a concepção, a produção e a divulgação das pesquisas atuais realizadas pela rede de pesquisadores em início de carreira como membros da Associação Internacional de Estudos Semióticos IASS-AIS em suas diversas áreas de formação profissional e acadêmica. Este projeto busca projetar as discussões epistêmicas e as trocas culturais que a rede vem promovendo nos cinco continentes do mundo. 

Como parte desse cenário global, pesquisadores em início de carreira (ECR IASS-AIS) propõem um diálogo fraterno com o qual estudam os sentidos e os significados das práticas cotidianas, para convocar pesquisadores com sensibilidade e crítica de sua condição de vida atual.

Por isso, um grupo de dez pesquisadores, na condição de editores, propõe a criação de uma série de livros derivados de pesquisas contemporâneas em torno dos objetos de estudo, abordagens teóricas e estratégias metodológicas para compreender como o significado é construído em vários fenômenos sociais e culturais, como a comunicação, a mídia, a arte, a publicidade, a ecologia, as cosmovisões ancestrais, entre outros.

Este projeto editorial busca fortalecer a trajetória e o desenvolvimento acadêmico dos estudos semióticos contemporâneos por meio da compilação de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em cinco idiomas diferentes: português, inglês, chinês, italiano e espanhol. Para este grupo de editores, é prioritário disseminar o conhecimento em cada uma das línguas em que essas pesquisas em semiótica estão sendo realizadas, como forma de questionar a produção de conhecimento nas linguagens tradicionais hegemônicas.

Nesta ocasião, o projeto editorial será editado e coordenado pela editora da Pontificia Universidad Javeriana Colômbia com a Associação Internacional de Estudos Semióticos (IASS-AIS).


Chamada para publicação do livro brasileiro
Semiótica da Comunicação: novas perspectivas sobre mídias e linguagens

Semiotics of Communication: New Perspectives on Media and Languages é um dos cinco livros da Série de Pesquisadores em Início de Carreira da Associação Internacional de Estudos Semióticos (IASS-AIS). Este livro apresentará novas perspectivas em pesquisas em semiótica e comunicação, sobretudo no que diz respeito às mídias, às linguagens e à cultura, a partir da exploração de diversas vertentes de teorias semióticas e comunicacionais no contexto brasileiro. Será parte integrante da primeira coleção de cinco livros a ser publicada pelos Pesquisadores de Início de Carreira da Associação Internacional de Estudos Semióticos/ Early Career Researchers of the International Association for Semiotic Studies IASS-AIS.

De acordo com Lucia Santaella e Winfried Nöth (2004), a semiótica estuda os processos de significação (semiose). Esses autores destacam que a comunicação e a semiótica são campos transdisciplinares, que estão se expandindo devido à evolução das tecnologias da informação e da comunicação, mas também da  disseminação de linguagens híbridas. Nesse contexto, nós vivemos conectados por meio da comunicação ubíqua a uma infinidade de informações, conteúdos e conhecimentos (Santaella, 2013).

Através da combinação de diferentes teorias semióticas e comunicacionais, nossa proposta é explorar dinâmicas internas nos processos comunicacionais, que, às vezes, podem estar aparentemente ocultas, mas delineiam modos de viver na sociedade contemporânea.

Muitos problemas, contradições e dilemas atuais estão relacionados a novas mídias digitais. Essa ecologia midiática dá visibilidade a novas pautas políticas e sociais e permite a interação entre seres humanos, máquinas e linguagens, que se hibridizam e produzem novos sentidos e novas significações. Desse modo, as teorias e os métodos semióticos mostram-se privilegiados e pertinentes para investigação de variadas questões midiáticas e comunicacionais.

Esta chamada convida semioticistas no início da carreira a aplicar diferentes abordagens semióticas e comunicacionais para investigar diversos assuntos relacionados às mídias, às linguagens e à produção de sentidos e valores socioculturais. Buscamos trabalhos resultantes de pesquisas fundamentadas na comunicação e na semiótica, que explorem questões emergentes e desafiadoras no contexto brasileiro contemporâneo e enfoques relacionados a aspectos de linguagem, conteúdos midiáticos relevantes nos âmbitos da publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas e audiovisual.

Santaella, L., & W. Nöth. (2004). Comunicação e Semiótica. Hacker.

Santaella, L. (2013). Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Paulus.

Tópicos relevantes ao manuscrito

Tendo como base teórica de investigação o que foi acima mencionado, nosso livro acolhe manuscritos originais sobre tópicos a seguir:

● Práticas, rituais e dimensões estéticas e simbólicas do consumo; aspectos socioculturais e mercadológicos; questões de branding e design.

● Participação da mídia, comunicação publicitária, jornalística e audiovisual na construção de imaginários, estereótipos, desigualdades, identidades e subjetividades, referentes a gênero, masculinidade, feminilidade e fluidez; interseccionalidades e aspectos étnico-raciais, geográficos, regionais e geracionais.

● Evolução tecnológica na esfera pública, considerando consequências decorrentes da desinformação e disseminação de fake news na era da pós-verdade nas relações públicas e políticas; democracia e cidadania.

● Desenvolvimento da comunicação ubíqua, tecnologias da inteligência e design digital; cognição humana; uso das tecnologias, inteligência artificial e automação na produção artística, comunicacional e laboral.

● Educação para uso crítico das mídias e questões midiático-comunicacionais no escopo do ensino e aprendizagem, incluindo o desenvolvimento e a aplicação da semiótica em cursos de graduação, especialização ou pós-graduação; práticas e políticas pedagógico-educacionais; literacia midiática e publicitária.

● Usos de redes sociais, tecnologias móveis e digitais nos âmbitos da sociabilidade e práticas do consumo. Cultura digital ou cibercultura; cultura participativa, remix e memes; narrativa transmídia e convergência das mídias.

Mini curriculum vitae do autor

Cada participante deverá submeter um mini curriculum vitae com a extensão máxima de 800 caracteres no qual deverão constar as seguintes informações:

– Breve resumo da carreira acadêmica do autor do capítulo..
– Histórico atual de vínculo empregatício e/ou acadêmico com centros de ensino e/ou pesquisa.
– Último título académico e instituição que o atribuiu.
– Institucional – endereço de e-mail pessoal.

Estilo das propostas de submissão de manuscritos

Para o desenvolvimento de sua proposta de capítulo, pedimos a gentileza de considerar os seguintes aspectos estilísticos.

– Este livro receberá apenas manuscritos em português.

– Título criativo que convide o público especializado e não especializado a receber uma ilustração básica de um trabalho voltado para o conhecimento ou reflexão sobre aspectos centrais de sua pesquisa atual.

– Cumprimento da APA 7.0. ou a versão mais recente (primavera-verão de 2023).

– Resumo do capítulo não superior a 250 palavras.

– Indicar, na medida do possível, se o texto a ser submetido a esta chamada serviu de base para outras publicações que o tornem referência o tema tratado.

– A estrutura do manuscrito deve ser título, resumo (língua original e inglês), palavras-chave, introdução, desenvolvimento da abordagem teórica e desenho metodológico, resultados, conclusões e referências bibliográficas.

– As cinco palavras-chave devem ser consultadas no Thesaurus da UNESCO: https://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/

– O manuscrito deve ser inédito: não foi publicado ou aceito para publicação em outro periódico.

– O manuscrito não deverá ser submetido simultaneamente a outro periódico e, durante o tempo em que permanecer em avaliação por este projeto editorial, não deverá ser submetido à apreciação de outro periódico, nem posteriormente, se aceito.

– Os conteúdos são produção intelectual direta dos autores e os dados e textos retirados de documentos publicados devem ser devidamente referenciados em citações destacadas como tal e indicadas nas referências ao final do documento.

– Os autores deverão assumir a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito.

– A publicação de uma versão anterior, como um paper de trabalho (ou literatura cinza) ou em um site que não tiver sido relatado, e, se aceita para publicação, deverá ser removida dos sites e apenas o título, resumo, palavras-chave e hiperlink poderão ser deixados neste local.

– A bibliografia utilizada para o manuscrito deve ser citada nas normas e na sétima versão das diretrizes éticas da American Psychological Association APA.

– Para autores que falam um segundo idioma (diferente do idioma deste livro), o texto deverá ser submetido em seu idioma original e o resumo em inglês.

– As propostas deverão ser enviadas em formato Word ou RTF para os seguintes endereços de e-mail: mariacmendonca@gmail.com e brunopompeu@usp.br 

Tamanho de cada manuscrito como um capítulo de livro e do livro em geral.

Cada manuscrito deverá ter no mínimo 7.000 palavras e no máximo 8.000 palavras incluindo bibliografia. Cada página deverá ter margens na proporção 4-3-3-3-3, espaçamento 1,5 entre linhas e fonte Times Roman 11 ou, na falta desta, fonte legível de acordo com o idioma deste livro.

A extensão do livro será de 10 a 12 capítulos – aproximadamente 150 a 160 páginas – mais um estudo preliminar / prefácio, introdução e mini curriculum vitae dos autores. Os livros serão produzidos nas versões digital e impressa. Cada autor terá acesso à versão digital e a uma cópia impressa do livro.

Público do livro

Destina-se a professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos interessados nas mudanças históricas que os Estudos Semióticos propõem na abordagem teórico-metodológica da Semiótica da Comunicação: Novas Perspectivas sobre Mídias e Linguagens.

Cronograma do projeto editorial

2023

Recebimento dos manuscritos
Março – Maio de 2023

Primeira avaliação dos manuscritos (pelos editores convidados)
Junho de 2023

Submissão da aceitação ou da rejeição do manuscrito
Junho de 2023

Elaboração do livro (pelos editores convidados)
Junho – agosto 2023

Avaliação do livro (pela editora da Pontificia Universidad Javeriana Colombia e da Associação Internacional de Estudos Semióticos IASS – AIS)
Setembro – outubro 2023

Recebimento da avaliação do livro pelos jurados acadêmicos da Association for Semiotic Studies IASS – AIS
Outubro 2023

Envio de avaliações do livro aos autores (pelos editores convidados)
Outubro 2023

Recebimento do manuscrito com ajustes e alterações sugeridas pelos avaliadores acadêmicos (pelos autores aos editores convidados)
Novembro 2023

2024

Revisão do livro (pela editora da Pontificia Universidad Javeriana Colombia)
Dezembro 2023 – janeiro2024

Envio de ajustes de estilo aos autores (por editores convidados)
Fevereiro 2024

Recebimento do manuscrito com ajustes de estilo (pelos autores)
Março 2024

Design e diagramação do livro (pela editora da Pontificia Universidad Javeriana Colombia)
Março – maio 2024

Envio de contatos e licenças de edição (endereço e telefone de residência e/ou trabalho) para futuros trâmites administrativos da editora
Maio 2024

Publicação do livro, juntamente com a série editorial
Julho 2024

Lançamento e divulgação da série editorial (Congresso Mundial de Semiótica em Varsóvia – Polônia)
Setembro 2024

2025

Lançamento e divulgação da série editorial (em Bogotá – Colômbia)
Fevereiro 2025

Editores convidados

Prof.ª Dr.ª Maria Collier de Mendonça

é publicitária, formada em 1993 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo-SP) e designer gráfica, formada pela Univali em 2021 (Florianópolis-SC). Mestra (2010) e doutora (2014) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutora em Mídias do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC UFSC). Foi bolsista CAPES PROSUP no mestrado e doutorado. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Gênero, Feminismo e Estudos sobre as Mulheres na Universidade de York em Toronto, Canadá, com bolsa CAPES sob orientação de Andrea O’Reilly. Tem se dedicado aos estudos da comunicação, consumo, semiótica da marca e da publicidade, maternidade nas mídias e na publicidade, design thinking e cultura digital. Coordena o Projeto de Extensão “Maternagem, Mídia e Infância” (@mmi.ufpe). É pesquisadora dos grupos: PHINC (Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo, UFPE/ CNPq) e Comunicação, Gênero e Desigualdades (UFSM/ CNPq). É integrante da IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship). Coorganizou a coletânea “Maternidade nas Mídias” em parceria com Milena Freire de Oliveira-Cruz, publicada pela FACOS UFSM em 2021. Participa de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior. É autora de artigos e textos publicados em periódicos acadêmicos, capítulos de livros e anais de eventos nacionais e internacionais.

E-mail. mariacmendonca@gmail.com

Prof. Dr. Bruno Pompeu

É publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. Professor da Universidade de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Autor dos livros “De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade?” (2021), “Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade” (2018) e coautor do “Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária” (2012). Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica. Um dos sócios-fundadores da Casa Semio, espaço destinado às pesquisas em semiótica, com foco em questões de linguagem publicitária, desenvolvendo estudos que sustentam e subsidiam a criação de conceitos, criação de campanhas publicitárias, linguagem e tom de voz de marca, desdobramentos táticos variados (embalagem, identidade visual, comunicação etc.).

Email. brunopompeu@usp.br 


Call for publication of the Brazilian book
Semiotics of Communication: New Perspectives on Media and Languages

Semiotics of Communication: New Perspectives on Media, and Languages is one of five books in the Early Career Researchers Series of the International Association for Semiotic Studies IASS-AIS. This book will bring together new perspectives on semiotics and communication, focusing on media, languages, and culture by exploring several semiotic and communication theories in the Brazilian context. It will integrate in the first book series, published by the Early Career Researchers of the International Association for Semiotic Studies IASS-AIS.

According to Lucia Santaella and Winfried Nöth (2004), semiotics studies sign processes and meaning making. These authors highlight communication and semiotics as transdisciplinary fields that are expanding due to the evolution of information and communication technology and the dissemination of hybrid languages. In this context, we live connected through ubiquitous communication with access to a wide range of information and knowledge production (Santaella, 2013).

Through the combination of different semiotic and communication theories, we propose to explore internal dynamics in communication processes. Some of these processes may be invisible, but shape ways of living in contemporary society.

Currently several problems, contradictions, and dilemmas are related to new digital media. This media ecology gives visibility to political and social agendas and allows the interaction among human beings, machines, and languages, that hybridize and make new meaning. Thus, the semiotic methods are privileged and relevant for investigating several media and communication issues.

This call invites early career semioticians to apply different semiotic and communicational approaches to study a variety of issues related to media, languages, meaning making and socio-cultural values. We welcome works from research based on communication and semiotics, which explore emerging and challenging issues in the contemporary Brazilian context related to language, and relevant content in media studies, advertising, journalism, public relations, and audiovisual fields.

Santaella, L., & W. Nöth. (2004). Comunicação e Semiótica. Hacker.

Santaella, L. (2013). Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Paulus.

Manuscript relevant topics

As the academic focuses of our research are placed on all the above-mentioned questions, our book welcome original manuscript relevant topics as follows:

● Practices, rituals, and aesthetic and symbolic dimensions of consumption; sociocultural and marketing aspects; branding and design.

● Participation of the media, advertising, journalistic and audiovisual communication in building imaginaries, stereotypes, inequalities, identities, and subjectivities related to gender, masculinity, femininity, and fluidity, intersectionality, race and ethnicity, geographic, regional, and generational aspects.

● Technological evolution in the public sphere, considering consequences arising from misinformation and the dissemination of fake news in the post-truth era in public and political relations; democracy, and citizenship realms.

● Development of ubiquitous communication, technologies of intelligence and digital design; human cognition; use of technologies, artificial intelligence, and automation in artistic, communicational, and work production.

● Critical media literacy; media and communication media-communication issues in teaching and learning, development and use of semiotics in undergraduate, continuous studies and graduate programs/ courses; political and educational experiences in the fields of communication and semiotics; media and advertising literacy.

● Uses of social media, mobile and digital technologies concerning sociability and consumption practices. Digital culture or cyberculture; participatory culture, remix, and memes; transmedia storytelling and media convergence.

Author’s micro curriculum vitae

Each participant must submit a micro-curriculum vitae with a maximum length of 800 characters in which the following information must be recorded:

– Minimum outline of the academic career of the author of the book.

– Current record of employment and/or academic links with educational and/or research centers.

– Last educational qualification and the institution that awarded the qualification.

– Institutional – personal e-mail address.

Style of manuscript submission proposals

For the development of your chapter proposal, we kindly ask you to consider the following stylistic aspects.

– This book will only receive manuscripts in Portuguese.

– Creative title that invites specialist and non-specialist audiences to receive a basic illustration of a work focused on knowledge or reflection on central aspects of your current research.

– Compliance with APA 7.0. or the most recent version (spring – summer of 2023).

– Summary of the chapter no longer than 250 words.

– Indicate, as far as possible, if the text to be submitted to this call has served as a basis for other publications that make it a reference in the discipline.

– The structure of the manuscript should be title, abstract (original language and English), keywords, introduction, development of the theoretical approach and methodological design, results, conclusions and bibliographical references.

– The five key words should be consulted in the UNESCO Thesaurus: https://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/    

– The manuscript is unpublished: it has not been published or accepted for publication in another journal.

– The manuscript must not be simultaneously submitted to another journal and, during the time it remains under evaluation by this editorial project, it will not be submitted for consideration in another journal, nor subsequently, if accepted.

– The contents are the direct intellectual production of the authors and the data and texts taken from published documents are duly referenced in citations highlighted as such and indicated in the references at the end of the document.

– As author(s) you take responsibility for the content of the manuscript.

– The publication of a previous version as a working paper (or grey literature) or on a website has not been reported and that, if accepted for publication, it will be removed from the websites and only the title, abstract, keywords and hyperlink will be left.

– Bibliography used for the manuscript must be cited in the standards and the seventh version of the ethical guidelines of the American Psychological Association APA.

– For authors who speak a second language (other than the language of this book), the text should be submitted in its original language and the abstract in English.

– Proposals should be sent in Word or RTF format to the following e-mail addresses: mariacmendonca@gmail.com and brunopompeu@usp.br 

Length of each manuscript as a book chapter and of the book in general.

Each manuscript must have a minimum of 7000 words and a maximum of 8000 words including bibliography. Each page, understood as a page, must have margins in the proportion 4-3-3-3-3, 1.5 line spacing and in Times Roman 11 font or, failing that, a legible font according to the language of this book.

The length of the book will be 10 to 12 chapters -approximately 150 to 160 pages- plus a preliminary study -preface, introduction and micro curriculum vitae of the authors. The books will be produced in digital and printed versions. Each author will have access to the digital version and a printed copy of the book.

Audience of the book

It is aimed at teachers, master’s students, doctoral students and postdoctoral trainees who are interested in the historical changes that Semiotic Studies propose in the theoretical and methodological approach to the Semiotics of Communication: New Perspectives on Media, and Languages.

Editorial project timeline

2023

Receipt of manuscripts
March – May 2023

First evaluation of manuscripts (by guest editors)
June 2023

Submission of acceptance or rejection of manuscript
June 2023

Construction of the book (by guest editors)
June – August 2023

Book assessment (by the publishing house of the Pontificia Universidad Javeriana Colombia and the International Association for Semiotic Studies IASS – AIS)
September – October 2023

Receipt of book assessment from academic judges of Association for Semiotic Studies IASS – AIS
October 2023

Sending of assessments of the book to the authors (by the guest editors)
October 2023

Receipt of manuscript with adjustments and changes suggested by academic judges (by authors to the guest editors)
November 2023

2024

Proofreading of the book (by the publishing house of the Pontificia Universidad Javeriana Colombia)
December 2023 – January 2024

Sending of style adjustments to authors (by guest editors)
February 2024

Receipt of manuscript with style adjustments (by authors)
March 2024

Design and layout of the book (by the publishing house of the Pontificia Universidad Javeriana Colombia)
March – May 2024

Sending of contact details and publishing licenses (address and telephone number of residence and/or work) for future administrative procedures of the publishing house
May 2024

Publication of the book, together with the editorial series
July 2024

Launching and dissemination of the editorial series (World Congress of Semiotics in Warsaw – Poland)
September 2024

2025

Launching and dissemination of the editorial series (in Bogotá – Colombia)
February 2025

Guest Editors

Prof. Dr. Maria Collier de Mendonça

Dr Collier de Mendonça is an advertiser, graduated in 1993 from the Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo-SP) and graphic designer, graduated from Univali in 2021 (Florianópolis-SC). Master (2010) and PhD (2014) in Communication and Semiotics by the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Professor at the Department of Social Communication at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Post-doctorate in Knowledge Media from the Federal University of Santa Catarina (PPGEGC UFSC). She was a CAPES PROSUP scholarship holder for her master’s and doctorate. She did a sandwich doctoral internship in the Graduate Program in Gender, Feminism and Women’s Studies at York University in Toronto, Canada, with a CAPES scholarship under the guidance of Andrea O’Reilly. She has dedicated her studies to communication, consumption, semiotics of branding and advertising, motherhood in media and advertising, design thinking and digital culture. Coordinates the Extension Project “Maternagem, Mídia e Infância” (@mmi.ufpe). She is a researcher of the groups: PHINC (Hybrid Publicity and Consumer Narratives, UFPE/ CNPq) and Communication, Gender and Inequalities (UFSM/ CNPq). She is a member of IAMAS (International Association of Maternal Action and Scholarship). She co-organized the collection “Maternidade nas Mídias” in partnership with Milena Freire de Oliveira-Cruz, published by FACOS UFSM in 2021. She participates in academic events in Brazil and abroad. She is the author of articles and texts published in academic journals, book chapters and proceedings of national and international events.

Email. mariacmendonca@gmail.com

Prof. Dr. Bruno Pompeu

Dr. Pompeu is an advertiser, graduated in 2004 from the School of Communications and Arts, University of São Paulo (ECA-USP). Master (2009) and PhD (2013) in Communication Sciences from the University of São Paulo (PPGCOM-USP), having dedicated himself since then to the studies of consumption, language and advertising communication with semiotics as the theoretical and methodological basis. Professor at the University of São Paulo in the Advertising course at the School of Communications and Arts (ECA-USP). Member of the Group for Semiotic Studies in Communication, Culture and Consumption (GESC3) and Southeast regional representative of the Brazilian Association of Advertising Researchers (ABP2). Author of the books “Where did advertising come from, where is it and where is it going?” (2021), “Semiopublicity: epistemology and curriculum of advertising” (2018) and coauthor of the “Technical and critical dictionary of advertising communication” (2012). He regularly participates in national and international academic events, always in the areas of communication, advertising, consumption and semiotics. One of the founding partners of Casa Semio, a space for research in semiotics, with a focus on issues of advertising language, developing studies that support and subsidize the creation of concepts, creation of advertising campaigns, language and tone of voice of the brand, various tactical developments (packaging, visual identity, communication, etc.).

Email. brunopompeu@usp.br  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *